Artigos

 Programa Nacional de Controle da Hanseníase


   

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle de Hanseníase - Ministério da Saúde em parceria com a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, Pastorais da Criança e Saúde, Projeto Franciscanos, MORHAN, Comissão de Hanseníase do Conselho Nacional de Saúde e Ordem de Malta, solicita ampla divulgação do tema Hanseníase em todos os espaços de religiosidade do país. No domingo, 10 de outubro de 2010, a Igreja discutirá o Evangelho de São Lucas, capítulo 17, versículos de 11 a 19, sobre a Cura dos Dez “leprosos”.
  
O Brasil identificou nos últimos 4 anos, em média 40 mil casos novos de hanseníase ao ano, perdendo apenas para a Índia na descoberta de casos novos. O Estado do Paraná, neste período identificou uma média de 1.200 casos novos.
  
Na Bíblia tem o relato de várias doenças, por exemplo o câncer, vários problemas de pele entre outros eram denominados lepra. Com o avanço da medicina percebeu-se que as doenças eram diferentes entre si, mas a hanseníase ainda é utilizado o termo antigo. Porém hoje sabemos que a hanseníase é uma doença infecciosa e tem cura. O paciente é curado em pouco tempo e os cidadãos acometidos podem conviver em meio à comunidade sem nenhum problema, bastando para isso fazer o tratamento.
 
O diagnóstico de Hanseníase deve ser recebido de modo semelhante ao de outras doenças curáveis. Não havendo necessidade do afastamento do ambiente familiar, trabalho e atividades sociais.
 
Conclamamos o apoio das Igrejas e de todos os cidadãos paranaenses para um esforço concentrado para a divulgação desta doença tão antiga, mas ainda tão presente em nosso meio, tornando a hanseníase um agravo de saúde e não um problema social.
 
 
O que é Hanseníase?
Doença causada por uma bactéria chamada Bacilo de Hansen: é transmissível, isto é, pode passar de uma pessoa para outra, por meio das vias respiratórias. Isto só ocorre quando se convive durante muito tempo com o cidadão que esteja na fase contagiosa e não esteja fazendo tratamento.
 
Quais são os sintomas?
Manchas na pele que podem ser claras ou avermelhadas, placas ou caroços com alteração de sensibilidade, áreas amortecidas ou dormentes; diminuição da força muscular.
 
Tem cura?
Sim, quanto mais cedo é descoberta a doença, mais rápida será a cura. O tratamento pode durar 6 ou 12 meses. É importante saber que pouco depois de iniciado o tratamento os doentes contagiantes deixam de transmitir a doença para as outras pessoas.
 
Onde tratar?
O tratamento e os exames são realizados por meio do SUS, gratuito, nos Postos de Saúde.
Existe prevenção?
A melhor forma de prevenir é estar sempre atento ao seu próprio corpo, observando se está com alguns sintomas da doença e procurar um Posto de Saúde.
O que podemos fazer para combater a hanseníase?
É um dever de todos nós.
Ao notar qualquer sinal suspeito no corpo, procurar o Posto de Saúde.
Hanseníase tem cura e o preconceito também.
 
        Nivera Noemia Stremel                                  Dom Moacyr José Vitti                                 Carlos Moreira Júnior
    Coord. do Programa de Controle                            Arcebispo da Arquidiocese                           Secretário de Estado da Saúde
     da Hanseníase do Estado do PR                           de Curitiba e Presidente da              
                                                                                         CNBB Regional Sul II     
 
SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE
CEPCH /DECA / DVCE / SVS- Rua Piquiri, 170 Curitiba Paraná CEP 80230 140
Fones (41) 3330-4551 e 3330-4577


Fonte: SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/CONIC E CNBB
Postado em: 11/10/2010 às 12:13:29



Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil