Artigos

 Agradeçamos a Cristo Rei! - Dom Sérgio Braschi


   

A Voz do Pastor – Dom Sérgio Arthur Braschi – Bispo da Diocese de Ponta Grossa

  

O mês de novembro encerra o Ano Litúrgico, com o Domingo de JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, que cai este ano no dia 20.

 

Temos muito que agradecer, lembrando, nessa época do ano, de tudo o que recebemos, o quanto pudemos crescer no espírito missionário, celebrando as semanas missionárias em tantas paróquias e preparando o novo PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA da diocese, na nossa Assembléia diocesana.

 

Motivo de grande agradecimento a Cristo Rei é, sobretudo, o Jubileu de Ouro sacerdotal dos queridos padres SILVIO MOCELLIN e ABRÃO BECHER.. Os dois foram ordenados sacerdotes no dia 03 de dezembro de 1961, na antiga Catedral de Ponta Grossa, pelas mãos de Dom Antônio Mazzarotto, nosso primeiro bispo diocesano.

 

Agora, no começo do próximo mês, nos convidam para vir render graças junto com eles. A missa do Jubileu será na paróquia Santa Teresinha (PG), às 19h00 do dia de São Francisco Xavier, 03 de dezembro. Estará conosco também Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Toledo(PR), que será o pregador do Jubileu de Ouro e também completa mais um ano de sacerdócio na data. Todos os amigos dos padres Abrão e Silvio estão convidados.

 

Tanto um como outro têm dado, em nossa diocese, luminoso exemplo de dedicação sacerdotal. Generosos em aceitar cargos difíceis em situações históricas, foram - ao longo dos 50 anos de sacerdócio que completam no próximo mês - dedicados Vigários e Párocos de diversas localidades e Paróquias. Sobretudo marcaram ambos, a formação dos futuros sacerdotes, dedicando-se por longos anos ao trabalho nos Seminários Menor, Propedêutico e Maior da nossa diocese. Prova disso são os inúmeros, hoje, colegas de ministério, que ajudaram a formar... e as amizades com que contam.

 

Ser sacerdote é ser OUTRO CRISTO. Quer dizer, oferecer a própria vida, os dons e talentos, criatividade e coração, para que Jesus - Sumo e Eterno Sacerdote - utilize para perpetuar a santificação da humanidade, pela Palavra e pelos Sacramentos. O padre é o coração misericordioso do Pai, na íntima união com o Filho Jesus, e com a unção sacerdotal do Espírito Santo, para a vida do mundo.

 

É isso que realizaram nossos dois Jubilandos de 50 anos de vida sacerdotal, pelos quais renderemos graças a Deus no próximo dia 03/12;

 

Por ocasião da FESTA DE CRISTO REI, quero pedir a todo o clero que faça o Ato de consagração do gênero humano a Jesus Cristo Rei, nas principais missas da Festa. Para que o povo possa lucrar a indulgência plenária anexa - conforme as condições prescritas pela Igreja – aproveite-se para recitar a Consagração COM O SANTÍSSIMO EXPOSTO, após a comunhão, antes de repor no sacrário.

 

É o último domingo do Ano Litúrgico, e temos muito que agradecer, consagrando-nos a Cristo Rei. Anexo abaixo o texto oficial, traduzido do Enchiridium Indulgentiarum:

 

Dulcíssimo Jesus, Redentor do gênero humano, lançai sobre nós que humildemente estamos prostrados na vossa presença, os vossos olhares. Nós somos e queremos ser vossos; e a fim de podermos viver mais intimamente mudos a vós, cada um de nos se consagra,espontaneamente,neste dia, ao vosso sacratíssimo Coração. Muitos há que nunca vos conheceram; muitos, desprezando os vossos mandamentos, vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros e trazei-os todos ao vosso Sagrado Coração.

 

Senhor, sede rei não somente dos féis que nunca de vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos, que vos abandonaram; fazei que estes tomem, quanto antes, à casa paterna, para não perecerem de miséria e de fome.

 

Sede Rei dos que vivem iludidos no erro, ou separados de vós pela discórdia; trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que, em breve, haja um só rebanho e um só pastor.

 

Senhor, conservai incólume a vossa Igreja, e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e pai a todos os povos; fazei que, de um pólo a outro do mundo, ressoe uma só voz; “louvado seja o coração divino, que nos trouxe a salvação; honra e glória a ele, por todos os séculos. Amém!”

 

Uno-me a todos os queridos diocesanos que fizerem esta consagração, como se estivéssemos todos mi Catedral de Sant'Ana.

 

 

Que Cristo, Rei do Universo, a todos abençoe.

Abraço carinhoso de Dom Sergio Arthur, bispo diocesano.


Fonte: Jornal A Boa Nova - Novembro/2011
Postado em: 17/11/2011 às 23:32:53



Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil