Artigos

 A Páscoa Pessoal por D. Sergio Braschi


   A PÁSCOA PESSOAL - A FORÇA DA RESSURREIÇÃO ALÉM DA MORTE

Na visão cristã católica, que esta fundamentada na Palavra de Deus, o “pós-morte” é chamado de vida eterna e no final dos tempos de “ressurreição da carne”.

A fé na ressurreição baseia-se na fé em Deus, que “não é um Deus dos mortos, mas dos vivos” (Marcos 12,26).

O próprio Senhor Jesus Cristo liga a fé na ressurreição à sua pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, mesmo que morra, viverá” (João 11,25).

No “pós-morte” a pessoa se encontra diante de Deus Amor, e iluminado pela Sua Presença pode rever sua história e sua vida, é o que chamamos de juízo particular, nesta realidade se fecha para Deus (inferno), ou é purificado pelo Amor Divino (Purgatório) ou ainda esta em plena comunhão com Deus por uma vida vivida no bem, na graça de Deus e em santidade (Céu).

O grande consolo é saber que temos um Deus Amor, Comunhão e Pai, que no Espírito do Amor e na Graça do Filho Jesus nos espera, para que possamos viver uma vida em plenitude. É saber que passaremos por uma transformação pela ação de Deus. Na morte, Deus chama o homem a si. É por isso que o cristão pode sentir, em relação à morte, um desejo semelhante ao de São Paulo: “O meu desejo é partir e ir para estar com Cristo” (Filipenses 1,23).

A vida de ressuscitados já começa em nosso batismo e vai se desenvolvendo por uma vida vivida na graça de Deus e na pratica do bem no mundo, sendo sal da terra e luz do mundo, vivendo uma vida de comunhão com Deus já aqui na terra.

O Céu é uma casa que se prepara aqui na terra e se habita somente na outra vida.

O que nos une, como cristãos, é a ressurreição de Jesus Cristo, acreditar na vida eterna e na ressurreição final. “Se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2 Timóteo 2,11). O caminho para a Casa do Pai, é o caminho do discípulo missionário que segue Jesus Cristo na fé e pela vivência: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6).

A nossa vida é uma caminho para a vida plena que é estar e viver em Deus. A nossa história de vida, os nossos eixos de relacionamentos com tudo o que envolve a nossa existência e uma vida repleta de sentido na força do bem, da fé, da esperança e da pratica do amor fraterno, encontra em Deus o seu fim e a sua maior realização.

Preparemos a nossa Páscoa!

DOM SERGIO ARTHUR BRASCHI - BISPO DA DIOCESE DE PONTA GROSSA


Fonte: www.diocesepontagrossa.com.br
Postado em: 11/03/2010 às 10:00:20



Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil