Evangelho Comentado por Pe. Carlo Battistoni - Centro Bíblico Regnum Dei

 XXXI Domingo do Tempo Comum


31 de outubro de 2010



   

«Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. Aconteceu que um homem chamado Zaqueu, um dos chefes dos cobradores de impostos, e rico, queria ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão e porque ele era pequeno. Então correu adiante e subiu sobre um sicômoro para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando chegou àquele lugar, Jesus olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa e o recebeu com alegria. Vendo isto, todos murmuravam: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!”. Mas Zaqueu, de pé diante do Senhor, lhe disse: “Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres. E se extorqui alguma coisa de alguém, vou lhe restituir quatro vezes mais o seu preço”. Jesus então disse: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porque ele também é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.» (Lc 19,1-10).

Entre as figuras mais simpáticas dos Evangelhos, com certeza Zaqueu ocupa um lugar de destaque. È uma pequena história aquela de hoje, uma história que se confunde na multidão, uma história que, através da vida de um chefe de arrecadação de impostos, nos introduz nas dinâmicas daquela belíssima atitude que é a conversão. A historia de Zaqueu nos é oferecida como ponto de referência e como protótipo de um verdadeiro “encontro”, isto é, daquela aproximação tão profunda que faz mudar o sentido das coisas, o sentido da vida e o modo de agir com as pessoas. Enfim, é a história de uma conversão que nasce do coração e desabrocha em justiça e atos de abertura ao outro.

Na história de Zaqueu está presente a descrição daquela disposição interior que permite ao homem aberto fazer sempre experiência da presença de Jesus em sua vida, em sua casa, entre suas ocupações quotidianas. É uma atitude continuada, que conhecemos com o nome de “conversão”. Não é, esta, um ato ideológico que começa e termina dentro de nós mesmos, não é mudança de opinião –como muitos a entendem-, nem é algo que se dá num momento restrito de tempo, quase uma mágica abstrata. Quantas pessoas ouvi dizer: “Porque Deus não se mostra para mim?”, “Eu gostaria mudar de vida mas não tem jeito, pois eu não sei quem é aquele vosso Jesus” e outras frases semelhantes! Pessoas que estão esperando como que um acontecimento extraordinário capaz de mudar tudo... coisa que dificilmente acontecerá.

Zaqueu nos mostra caminhos, sentimentos, decisões que têm como resultado a felicidade, a harmonia com a própria vida, o sentido da existência, enfim aquilo que os Evangelhos chamam de «salvação». Tudo isto é conversão. É envolvimento total. É aquele delicado e firme processo pelo qual uma vida nova é gerada através de um encontro; encontro que só se dá toda vez que de fato estamos dispostos a perder algo. Caso contrário nenhum “milagre” acontecerá, pois Deus nunca violenta o homem, nunca se impõe à pessoa nem que seja para o seu bem, mas sempre responde com a máxima intensidade possível àquilo que nós Lhe colocamos à disposição.

Zaqueu é o símbolo do homem autêntico; é isto que significa a expressão de Jesus: «ele também é filho de Abraão». Um homem que, não obstante tudo, não deixou de buscar e, nesta busca, encontrou o que procurava. Tudo nasceu de uma simples curiosidade, ele não esperava nada, não estava pedindo nem precisava de nada, era rico, bem conhecido, cercado por pessoas do mesmo nível, enfim, não faltava nada. Somente a curiosidade o moveu, aquele estranho sentimento que age em nós como uma janela aberta sobre algo que não conhecemos e, por isso, nos atrai. A curiosidade, a busca sadia, é o reflexo mais imediato da essência profunda do homem, já que ele só pode apagar seus anseios no infinito para o qual é destinado por natureza. Esta sã curiosidade é um pequeno e importantíssimo sinal de que somos feitos para sempre superar a nós mesmos, para o infinito. È como se do intimo de Zaqueu, surgisse a pergunta: “Afinal o que toda esta gente procura que eu já não tenha?”. Por esta pequena brecha, pela qual o nosso mundo interno intui, vê que existe algo a mais, começou o processo de conversão.

«Queria ver quem era Jesus » diz o Evangelho, queria ver o que os outros viam, assim como muitos entre nós, muitos que sabem de Jesus, mas não conseguem ver o que outros enxergam, não conseguem sentir o que outros sentem. «Vêem mas não enxergam» diz o Evangelho. Mas um homem, Zaqueu, que não desdenhou expor-se até ao ridículo enxergou! Ele, homem de posição e de relevo trepando numa árvore! Quem diria? Para quem está realmente em busca de algo valioso tudo é possível, menos que ficar parado ou com um questionamento sempre em suspenso. Como deve ser triste ficar uma vida inteira com o receio de ter ficado para sempre sem algo para o qual o coração ainda chama! Zaqueu deu ouvido ao seu coração, não teve medo de seus sentimentos, seguiu aquela voz que sempre clama mais alto em qualquer homem autêntico que está em busca. A multidão, a estatura, a vergonha... impedimentos, obstáculos, desculpas, justificativas? Todos têm, todos podem encontrar um motivo para não aderir à voz singela do coração que clama atraída pelo infinito. Mas somente quem não tem receio de perder poderá mais tarde colher frutos. 

Qualquer passo, pequeno que seja, mas motivado por nobres sentimentos, é visto por Jesus como o suficiente para saber que a porta do coração está aberta... e por aquela porta Jesus entra a fazer parte da vida.

Na narração de hoje, o Evangelista Lucas, faz uso de uma locução que é empregada somente em alguns momentos importantes, naturalmente com uma intenção bem específica. «Hoje “devo” ficar na tua casa », disse Jesus. “Devo” traduz o verbo grego “dei” que significa: “é necessário”. Jesus usa esta expressão quando se encontra diante de alguma situação que se liga diretamente á vontade do Pai, ou melhor, à realização do projeto do Pai; por exemplo quando fala aos discípulos de sua futura paixão e morte  etc. (Mt. 16,21). Ao usar esta locução Jesus está dizendo a Zaqueu, e indicando para cada um de nós, que o projeto de Deus, ou seja, que os homens tenham o que de fato os torna felizes, este desejo estava se realizando naquele momento para ele, Zaqueu. Estava dizendo que o “projeto do Pai” não é uma utopia fantasiosa nem um designo que esmaga o individuo sacrificando-o à realização de algo que está fora dele. Não, o desejo do Pai é algo realizável plenamente e desde aqui, não precisa esperar mais. É para todos os que são autênticos e que também sabem perder algo.

“É necessário”
, que Jesus “fique” na casa de Zaqueu, nos diz o Evangelho. Não é oportuna a tradução que simplesmente indica que Jesus precisa ir para a casa de Zaqueu. O sentido é o de “permanecer”, estar, partilhar do que é da casa, da vida. Eis então que se delineia a segunda parte do processo de conversão para que se possa colher o fruto e gozar no dia a dia daquilo que já aconteceu. O encontro, já realizado mas que ainda não chegou à sua plena maturação, se abre à partilha de vida, desabrocha na comunhão íntima com Jesus e no “quotidiano” no qual se respira a presença de Jesus. È Ele que fica na “casa”, que fica no âmago do coração que enxerga a vida com olhar diferente. Que Jesus permaneça, fique, “é necessário” para que em todos os aspectos de sua vida Zaqueu possa ser feliz. E quando se alcança a felicidade, mesmo no meio de problemas e dificuldades, nada mais se busca, pois se possui o melhor. Nesta altura, o que significam um tanto ou outro de bens? A busca de bens é sempre sinônimo de não realização, de frustração por não ser feliz; é diretamente proporcional ao nosso grau de insatisfação da vida... mas Zaqueu não precisava mais!

Nesta semana, de uma estação turística entre as mais badaladas na Europa, uma pessoa me escreveu: “Fiquei muito bem, super paparicada, mas o luxo não é mais para mim, creio que será o último ano. Tantas coisas que antes me davam prazer e satisfação hoje são insignificantes, na verdade são um disfarce...” . Dizia isto após um autêntico encontro com Jesus e amadurecido por uma vida “em casa”, em sua presença.

Creio que possamos ainda dar um pouco de atenção à reação de Zaqueu. A conversão não é apenas uma mudança interior de mentalidade, com certeza este é o primeiro passo de liberdade, mas a autêntica conversão se traduz em gestos de justiça com algo a mais. O Públicano, que passou a vida usando da lei para finalidades próprias de enriquecimento, viu de repente o seu mundo abrir-se acima e além da lei. Não somente decidiu «dar metade dos seus bens», o que não indica uma “quantia”, mas a condição de se dispor a tudo (cfr. Herodes com a filha de Herodíades, ou Est. 5,3-6 etc.) em favor dos pobres. Ora, aquele que não se misturava com a multidão e subiu numa árvore para não demonstrar que ele era como todos, curioso de ver a Jesus, ele mesmo escolheu de fazer tudo o que fosse possível para o bem daquela gente menos favorecida com a qual não se misturava! E mais. Ato belíssimo que realmente é sinal da “conversão” que gera a salvação: enquanto a lei (cfr. Ex. 22,7 e semelhantes) obrigava à restituição do “dobro” daquilo de que alguém se tinha apropriado indevidamente, o que Zaqueu fez? Restituiu duas vezes o dobro! Isto é conversão: superar o limite do mínimo necessário, o limite da lei. Superar este limite para dar a si mesmo. Isto é Justiça em sentido Bíblico, é a fidelidade de Deus ao seu amor para o homem, amor sem limites. 

Pe. Carlo


Postado em: 01/11/2010 as 17:53:48





Leia também


01 de agosto de 2014   -   XVIII Domingo do Tempo Comum


20 de julho de 2014   -   XVI Domingo do Tempo Comum


06 de julho de 2014   -   XII Domingo do Tempo Comum


22 de junho de 2014   -   XII Domingo do Tempo Comum


01 de junho de 2014   -   Ascenção do Senhor


18 de maio de 2014   -   V Domingo de Páscoa


00 de de 0000   -   II Domingo da Quaresma


02 de março de 2013   -   VIII Domingo do Tempo Comum


23 de fevereiro de 2014   -   VII Domingo do Tempo Comum


09 de fevereiro de 2014   -   V Domingo do Tempo Comum


02 de fevereiro de 2014   -   Festa da Apresentação do Senhor


22 de dezembro de 2013   -   IV Domingo do Advento


08 de dezembro de 2013   -   Festa da Imaculada Conceição de Maria


01 de dezembro de 2013   -   I Domingo do Advento


17 de novembro de 2013   -   XXXIII Domingo do Tempo Comum


10 de novembro de 2013   -   XXXII Domingo do Tempo Comum


03 de novembro de 2013   -   Festa de Todos os Santos


27 de outubro de 2013   -   XXX Domingo do Tempo Comum


20 de outubro de 2013   -   XXIX Domingo do Tempo Comum


13 de outubro de 2013   -   XXVIII Domingo do Tempo Comum


06 de outubro de 2013   -   XXVII Domingo do Tempo Comum


29 de setembro de 2013   -   XXVI Domingo do Tempo Comum


22 de setembro de 2013   -   XXV Domingo do Tempo Comum


15 de setembro de 2013   -   XXIV Domingo do Tempo Comum


01 de setembro de 2013   -   XXII Domingo do Tempo Comum


25 de agosto de 2013   -   XXI Domingo do Tempo Comum


18 de agosto de 2013   -   Assunção de Nossa Senhora


11 de agosto de 2013   -   XIX Domingo do Tempo Comum


00 de de 0000   -   XIX Domingo do Tempo Comum


04 de agosto de 2013   -   XVIII Domingo do Tempo Comum


28 de julho de 2013   -   XVII Domingo do Tempo Comum


21 de julho de 2013   -   XVI Domingo do Tempo Comum


14 de julho de 2013   -   XV Domingo do Tempo Comum


30 de junho de 2013   -   São Pedro e São Paulo


23 de junho de 2013   -   XII Domingo do Tempo Comum


16 de junho de 2013   -   XI Domingo do Tempo Comum


09 de junho de 2013   -   X Domingo do Tempo Comum


02 de junho de 2013   -   IX Domingo do Tempo Comum


19 de maio de 2013   -   Domingo de Pentecostes


12 de maio de 2013   -   Solenidade da Ascensão


05 de maio de 2013   -   VI Domingo de Páscoa


28 de abril de 2013   -   V Domingo de Páscoa


29 de abril de 2013   -   IV Domingo de Páscoa


07 de abril de 2013   -   II Domingo de Páscoa


24 de março de 2013   -   Domingo de Ramos


17 de março de 2013   -   V Domingo de Quaresma


10 de março de 2013   -   IV Domingo de Quaresma


03 de março de 2013   -   III Domingo de Quaresma


24 de fevereiro de 2013   -   II Domingo de Quaresma


23 de fevereiro de 2013   -   II Domingo de Quaresma


17 de fevereiro de 2013   -   I Domingo de Quaresma


10 de fevereiro de 2013   -   V Domingo do Tempo Comum


03 de fevereiro de 2013   -   IV Domingo do Tempo Comum


27 de janeiro de 2013   -   III Domingo do Tempo Comum


20 de janeiro de 2013   -   II Domingo do Tempo Comum


13 de janeiro de 2013   -   Festa do Batismo do Senhor


30 de dezembro de 2012   -   Festa da Sagrada Família


23 de dezembro de 2012   -   IV Domingo do Advento


16 de dezembro de 2012   -   III Domingo do Advento


09 de dezembro de 2012   -   II Domingo do Advento


02 de dezembro de 2012   -   I Domingo do Advento


25 de novembro de 2012   -   Festa de Cristo Rei


18 de novembro de 2012   -   XXXIII Domingo de Tempo Comum


11 de novembro de 2012   -   XXXII Domingo de Tempo Comum


04 de novembro de 2012   -   Festa de todos os Santos


28 de outubro de 2012   -   XXX Domingo de Tempo Comum


21 de outubro de 2012   -   XXIX Domingo de Tempo Comum


14 de outubro de 2012   -   XXVIII Domingo de Tempo Comum


07 de outubro de 2012   -   XXVII Domingo de Tempo Comum


30 de setembro de 2012   -   XXVI Domingo de Tempo Comum


23 de setembro de 2012   -   XXV Domingo de Tempo Comum


16 de setembro de 2012   -   XXIV Domingo de Tempo Comum


09 de setembro de 2012   -   XXIII Domingo de Tempo Comum


02 de setembro de 2012   -   XXII Domingo do Tempo Comum


26 de agosto de 2012   -   XXI Domingo do Tempo Comum


19 de agosto de 2012   -   Assunção de Maria ao Céu


12 de agosto de 2012   -   XIX Domingo do Tempo Comum


05 de agosto de 2012   -   XVIII Domingo do Tempo Comum


29 de julho de 2012   -   XVII Domingo do Tempo Comum


22 de julho de 2012   -   XVI Domingo do Tempo Comum


15 de julho de 2012   -   XV Domingo do Tempo Comum


08 de julho de 2012   -   XIV Domingo do Tempo Comum


01 de julho de 2012   -   São Pedro e São Paulo


24 de junho de 2012   -   Nascimento de João Batista


17 de junho de 2012   -   XI Domingo do Tempo Comum


10 de junho de 2012   -   X Domingo do Tempo Comum


07 de junho de 2012   -   Corpus Christi‏


03 de junho de 2012   -   Festa da Santíssima Trindade


27 de maio de 2012   -   Domingo de Pentecostes


20 de maio de 2012   -   Ascensão de Nosso Senhor


13 de maio de 2012   -   VI Domingo de Páscoa


06 de maio de 2012   -   V Domingo de Páscoa


29 de abril de 2012   -   IV Domingo de Páscoa


22 de abril de 2012   -   III Domingo de Páscoa


15 de abril de 2012   -   II Domingo de Páscoa


08 de abril de 2012   -   Domingo de Páscoa


01 de abril de 2012   -   Domingo de Ramos


25 de março de 2011   -   V Domingo da Quaresma


18 de março de 2011   -   IV Domingo da Quaresma


11 de março de 2012   -   III Domingo da Quaresma


04 de março de 2012   -   II Domingo da Quaresma


26 de fevereiro de 2012   -   I Domingo de Quaresma


19 de fevereiro de 2012   -   VII Domingo do Tempo Comum


12 de fevereiro de 2012   -   VI Domingo do Tempo Comum


05 de fevereiro de 2012   -   V Domingo do Tempo Comum


29 de janeiro de 2012   -   IV Domingo do Tempo Comum


22 de janeiro de 2012   -   III Domingo do Tempo Comum


15 de janeiro de 2011   -   II Domingo do Tempo Comum


25 de dezembro de 2011   -   Natal do Senhor


18 de dezembro de 2011   -   IV Domingo do Advento


11 de dezembro de 2011   -   III Domingo do Advento


04 de dezembro de 2011   -   II Domingo de Advento


27 de novembro de 2011   -   I Domingo do Advento


20 de novembro de 2011   -   Festa de Cristo Rei


13 de novembro de 2011   -   XXXIII Domingo do Tempo Comum


30 de outubro de 2011   -   XXXI Domingo do Tempo Comum


23 de outubro de 2011   -   XXX Domingo do Tempo Comum


16 de outubro de 2011   -   XXIX Domingo do Tempo Comum


09 de outubro de 2011   -   XXVIII Domingo do Tempo Comum


02 de outubro de 2011   -   XXVII Domingo do Tempo Comum


25 de setembro de 2011   -   XXVI Domingo do Tempo Comum


15 de setembro de 2011   -   XXV Domingo do Tempo Comum


11 de setembro de 2011   -   XXIV Domingo do Tempo Comum


04 de setembro de 2011   -   XXIII Domingo do Tempo Comum


28 de agosto de 2011   -   XXII Domingo do Tempo Comum


21 de agosto de 2011   -   Assunção de Nossa Senhora


14 de agosto de 2011   -   20° Domingo do Tempo Comum


07 de agosto de 2011   -   XIX Domingo de Tempo Comum


31 de julho de 2011   -   XVIII Domingo do Tempo Comum


24 de julho de 2011   -   XVII Domingo do Tempo Comum


17 de julho de 2011   -   XVI Domingo do Tempo Comum


10 de julho de 2011   -   XV Domingo do Tempo Comum


03 de julho de 2011   -   São Pedro e São Paulo


26 de junho de 2011   -   XIII Domingo do Tempo Comum


19 de junho de 2011   -   FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE


12 de junho de 2011   -   Domingo de Pentecostes


05 de junho de 2011   -   Ascensão do Senhor


29 de maio de 2011   -   VI Domingo de Páscoa


22 de maio de 2011   -   V Domingo de Páscoa


15 de maio de 2011   -   IV Domingo de Páscoa


08 de maio de 2001   -   III Domingo de Páscoa


01 de maio de 2011   -   II Domingo de Páscoa


24 de abril de 2011   -   PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO


17 de abril de 2011   -   Domingo de Ramos


10 de abril de 2011   -   V Domingo de Quaresma


03 de abril de 2011   -   IV Domingo da Quaresma


27 de março de 2011   -   III Domingo da Quaresma


20 de março de 2011   -   II Domingo da Quaresma


13 de março de 2011   -   I DOMINGO DE QUARESMA


06 de março de 2011   -   IX Domingo tempo comum


27 de fevereiro de 2011   -   VIII Domingo do Tempo Comum


20 de fevereiro de 2011   -   VII Domingo do Tempo Comum


13 de fevereiro de 2011   -   VI Domingo do Tempo Comum


06 de fevereiro de 2011   -   V DOMINGO DO TEMPO COMUM


30 de janeiro de 2011   -   IV DOMINGO DO TEMPO COMUM


23 de janeiro de 2011   -   III DOMINGO DO TEMPO COMUM


16 de janeiro de 2011   -   II DOMINGO DO TEMPO COMUM


09 de janeiro de 2011   -   BATISMO DO SENHOR


02 de janeiro de 2011   -   EPIFANIA DE NOSSO SENHOR


25 de dezembro de 2010   -   Natal do Senhor


19 de dezembro de 2010   -   IV DOMINGO DE ADVENTO


12 de dezembro de 2010   -   III DOMINGO DE ADVENTO


05 de dezembro de 2010   -   II DOMINGO DE ADVENTO


28 de novembro de 2010   -   I DOMINGO DE ADVENTO


21 de novembro de 2010   -   FESTA DE CRISTO REI


07 de novembro de 2010   -   XXXII Domingo do Tempo Comum


31 de outubro de 2010   -   XXXI Domingo do Tempo Comum





Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil