Evangelho Comentado por Pe. Carlo Battistoni - Centro Bíblico Regnum Dei

 I DOMINGO DE ADVENTO


28 de novembro de 2010



   

"Como aconteceu nos tempos de Noé, assim também acontecerá quando vier o Filho do homem. Pois como nos dias antes do dilúvio, homens e mulheres comiam, bebiam e se casavam até o dia em que Noé entrou na arca, e eles não perceberam nada até que veio o dilúvio e os engoliu a todos: assim acontecerá também por ocasião da vinda do Filho do homem. Então, dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. Duas mulheres estarão moendo: uma será levada e a outra deixada. Ficai vigiando, pois não sabeis o dia em que vosso Senhor virá. Mas compreendei bem: se o dono da casa soubesse a que hora da noite viria o ladrão certamente ficaria vigiando, sem permitir que a casa fosse assaltada. Por isso, também vós estejais preparados porque justamente na hora em que não pensardes virá o Filho do homem" (Mt. 24,37-44)

 

 

Este domingo dá inicio ao novo ano litúrgico, ou seja, a celebração do mistério da fé encarnada no nosso tempo. A liturgia, enquanto nos faz refletir e aprofundar os momentos da nossa fé fazendo-nos crescer nela, contemporaneamente oferece esta caminhada a Deus através daquele maravilhoso e vivo relacionamento que é expresso pela oração comunitária. È todo o povo de Deus, unido, que reflete sobre sua caminhada e ao mesmo tempo a entrega a Deus. Uma fusão de vida e oração, de história e expectativas, não vividas individualmente, mas sim comunitariamente, pois é deste modo que Deus nos enxerga: como o seu povo, a sua família.

O inicio deste novo ano litúrgico nos induz a recordar de onde nasce toda a caminhada cristã e sobre quais fundamentos se apóia. Fazer memória das origens, reavivar o motivo inicial, é a maneira mais eficaz de dar novo ânimo ao nosso caminhar e reencontrar novas forças para prosseguir em direção a Deus. Retornar ao momento inicial de qualquer situação que vivemos purifica e devolve o ímpeto generoso que às vezes a rotina coroe. Quantas vezes nos descobrimos de fazer determinadas coisas, viver certos relacionamentos com familiares ou com membros da nossa comunidade numa forma estereotipa: as coisas de sempre da maneira de sempre. Antes que os relacionamentos se desgastem é sempre útil ter a atitude que Jesus propôs um dia aos discípulos perguntando: “o que havia no início?” (Cfr. Mt. 19,4ss). Pois bem, o Advento, enquanto nos ajuda a perguntarmo-nos mais uma vez “o que havia no início?”, nos recorda também em que direção vai a história do homem. 

Que uma das características especifica do ser humano, que o sobreleva ao animal, seja a capacidade de esperar no futuro é uma convicção já bem clara à filosofia, à sociologia...; não é um sentimento especificamente cristão. Ernest Bloch, filosofo ateu, estava convicto de que a expectativa é a mola que impulsiona o agir humano e sobre esta moção ele orienta sentimentos, opções e idéias.  Nada de mais justo e verdadeiro. O fato é que ele e muitos outros, embora tenham intuído o poder e a vitalidade que é capaz de dar a “expectativa”, tiveram a grande dificuldade de indicar para onde vai esta tensão. Então se limitaram a considerar a tensão, sem um objetivo. Se não houver um objetivo a tensão acaba implodindo, perdendo força e transformando-se numa teórica utopia. A este ponto a “expectativa” ateia, pode encontrar uma fisionomia nova que não a relegue mais ao destino de uma frustração: a “expectativa” pode se transformar naquela virtude que nós chamamos “esperança”. A esperança é a capacidade de ficar atentos e ativos no dia de hoje, mas vivendo com uma perspectiva clara e segura, tendo garantido desde já o resultado que é o segundo, definitivo, total encontro com Cristo. Ele nos acolherá como homens plenamente maduros e realizados conforme a idéia inicial de “homem” com a qual o Pai “inventou” a sua melhor criatura, para que esta seja feliz.

A esperança era um dos sentimentos mais comuns no judaísmo da época de Jesus. Todos estavam à espera: os fariseus, leigos, esperavam a vinda do “dia de Jahvé” e se preparavam a acolhê-lo com a fidelidade –às vezes desumana- à Lei; a classe sacerdotal esperava a instauração deste “dia” e entendia que, para sabê-lo reconhecer precisava estar em condições de pureza ritual; havia também quem exasperava o sentido de pureza, os Essênios, que se consideravam uma elite espiritual, e, por fim, como sempre, havia a interpretação política: a expectativa de um Messias que devolvesse a Israel sua independência, fazendo uso do poder que de Jahvé recebera.

Contrariamente a todas as perspectivas acima, o Evangelho de hoje vem nos dizer mais uma vez qual é o estilo de agir do nosso Deus, para que não esmoreça a nossa firmeza, não abrande a força da esperança cristã diante dos aparentes “não resultados”.

O Evangelho nos faz respirar imediatamente o profundo contraste entre duas situações que convivem uma dentro da outra: por um lado a mentalidade comum do mundo que vive em base a expectativas a curto, aliás, curtíssimo prazo: compram, vendem, casam... O que está diante dos olhos de pensa assim é o que de fato se torna objeto de sua expectativa. Jesus não julga sobre a validade ou não das escolhas, o que está em questão é o fato de que “somente” isto acaba tornando-se o propulsor de tudo, ou o termo de avaliação da vida, de seu sucesso ou insucesso. No meio desta situação encontra-se também alguém que vive com perspectivas diferentes, alguém que era objeto de derrisão por parte do povo, alguém que vivia baseando-se na palavra dada por Jahvé, mesmo que não visse resultados em curto prazo: era Noé. Não vem agora o caso de deter-nos sobre os fundamentos do dilúvio etc. certo é que Noé se tornou a imagem do homem que, apesar de tudo, vive esperando a ação de Jahvé, com humildade e obediência, deixando nas mãos de Deus o resultado final. Sua atitude já é parte do ensinamento de Jesus: “tenham firmeza” – parece nos dizer-, “não se preocupem se ainda o forte parece ter a supremacia; não se percam de ânimo se a lógica que todos propõem ainda é aquela do sucesso, do bem-estar, da imagem bem sucedida; não se sintam ‘peixes fora da água’ se ainda ‘esperam’ enquanto todos ‘conquistam’”. As maiores coisas que Deus fez, sempre as fez envolvidas no silêncio. È assim que Deus age. No meio do barulho que fazem os que «comem, bebem...», mesmo ali a palavra que Deus dirige planta-se como uma pequena semente num terreno que sabe ouvir. Planta-se no terreno de cada coração que não cede ao pensamento comum apresentado como verdade, planta-se no terreno de Noé, de Maria, daquele que sabe esperar, paciente e firmemente, na realização da palavra dada pelo Pai. Mas é também o terreno operoso: Noé construiu a arca. A esperança cristã não é alienante, pelo contrário, é operosa e atenta porque conhece a meta; o fideísmo, este sim, é alienante. A esperança envolve plenamente já que, enquanto Deus garante o resultado, este é construído junto com o homem, no respeito de sua dignidade, de seus valores infinitos, de sua capacidade de orientar coração e forças para o bem; bem próprio e de todos.

“«Vinde, vamos» nos diz a leitura de Isaías, é um apelo a viver juntos a esperança cristã; um apelo a fim de que possamos aprender, juntos, a lógica do Senhor; caminhar, juntos. É o pedido do Profeta para que Ele, o nosso Senhor, «nos indique seus caminhos»  que sozinhos nunca conseguiríamos entender. E Deus garante o resultado desta lógica, de sua palavra plantada no silêncio, regada pela fidelidade, carinhosamente cuidada pela esperança: «forjarão suas espadas em relhas de arado» acabamos de ler. É o sonho da paz e ausência de injustiças que há de se realizar seguindo os caminhos propostos pela palavra dada por Deus; uma “palavra” não abstrata, desligada, mas que estará perto do homem em Jesus, Palavra do Pai, presente e em ato na história do homem. «Dois homens... duas mulheres...», diz Jesus; não é o que estamos fazendo que nos aproxima ou distancia de Deus, nem a nossa condição, mas sim a capacidade de saber intuir, de saber perceber por detrás da nossa história a história de Deus que age; então, quando houver esta capacidade contemplativa, será fácil reconhecer e acolher Deus assim como Ele se apresenta e quando se nos apresenta. É a atitude aberta do coração que prepara o berço ao nosso Salvador.

Pe. Carlo


Postado em: 26/11/2010 as 12:46:43





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