I Domingo do Advento
27 de novembro de 2011
Como num grande ciclo que acompanhará a experiência cristã até o último dia, hoje a Igreja renova a reflexão sobre sua origem, sobre seu mistério e seu significado. É o início do ano litúrgico. Liturgia significa canto; entoar um canto de louvor às coisas grandiosas que Deus operou na história e que oferece ao homem em perspectiva. Canto de alegria na espera da realização definitiva da proposta de felicidade sem fim oferecida por Deus à sua criatura amada preferencialmente, acima dos anjos - como nos recorda a carta aos Hebreus: o homem.
O Advento que hoje começa é a memória que a cada ano fazemos do auge história de amor entre o Criador e sua criatura. Celebramos os dois momentos necessários para um encontro, ou seja, quando todo o nosso ser está projetado na expectativa de algo essencial para a vida e, por outro lado quando a resposta é segura e vem com certeza. O Advento nos revela mais uma vez o “estilo” de Deus, como ele agiu na história e age na nossa vida. O nosso Deus é um “Deus que vem”, não irrompe, nem violenta a vida e a intimidade de ninguém. Apenas “vem” para os que «são seus», os que aprenderam na vida a humilde e sábia arte de esperar. O Evangelho de hoje nos ajuda a refletir sobre alguns aspectos da espera, e termina com um apelo caloroso: «Vigiai!», recordando-nos assim que é esta a atitude que nos permitirá sempre de nos encontrar com “Aquele que vem”.
Para podermo-nos enriquecer com esta leitura, creio que seja importante dar um primeiro passo: tentar excluir o preconceito de uma aparente negatividade da qual parece carregada a “vinda” do patrão da parábola. Talvez este preconceito tenha sido gerado pela utilização indevida do trecho em questão, mas tenho certeza de que não será difícil superá-lo, principalmente se levarmos em consideração as atitudes descritas no Evangelho.
O patrão deixa «sua casa» o que, no entendimento da cultura daquele momento, significava toda a sua família e seus bens. “Casa” indicava tudo quanto se tem de mais precioso. Essa expressão foi usada também no Evangelho de João quando ele nos diz de si mesmo que «acolheu Maria em sua casa» após a morte de Jesus. Além disso, o patrão não se limita a manifestar aos servos toda sua confiança, lhes entrega também o poder, ou seja, a autoridade para agir em seu nome. Vamos tentar transpor tais atitudes com a nossa vida; quais sentimentos teriamos no coração uma vez que fossemos capazes de descobrir que realmente Deus nos entregou aquilo que Ele tem de mais precioso? Como seria diferente o nosso relacionamento com Deus se apenas por um momento nos déssemos verdadeiramente conta das sérias implicações que tem esta Sua opção para conosco! O que significa ter em nossas mãos as coisas mais preciosas de Deus? Por outro lado, o que se passa dentro de nós mesmos queando entregamos aquilo que temos de mais precioso para uma outra pessoa? São esses os critérios de leitura da nossa parábola, o pressuposto que nos permitirá entender melhor aquilo que Jesus queria nos dizer.
Sem dúvida não se pode atribuir a um patrão tão confiante em seus servos uma atitude como aquela de quem esteja pronto para flagrar alguém a fim de condená-lo.
O que significa esperar? Porque esperar atentos e vigilantes? A palavra “vigiar” indica a atitude própria de alguém que está nos campos de noite e, no silêncio do barulho quotidiano, consegue perceber sons nunca ouvidos antes. Quem “vigia” aprende a conhecer no mesmo mundo de sempre um mundo completamente novo. Aprende a afinar o ouvido e aguçar o olhar, porque a noite pode deixar confuso tudo o que se vê. É a imagem do mundo em que os “filhos de Deus” estão mergulhados, um mundo que não enxerga com a luz de Deus e, logo, pode apresentar uma realidade diferente daquilo que realmente é, uma realidade confusa. Bem como acontece quando de noite atravessamos um bosque: aparecem coisas que não existem, a não ser que saibamos exatamente do que se trata. São Paulo associava a esperança cristã à “experiência”: «A tribulação produz perseverança; a perseverança gera experiência; e a experiência a esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado» (Rm. 5,3-4). Não se pode esperar algo que nem sequer temos certeza de que possa acontecer, podemos apenas esperar aquilo que temos certeza de que irá acontecer. Essa é a esperança cristã, uma esperança que não é utopia, sonho. A espera não se confunde com a ganância do mundo capitalista nem com a busca utópica inconcludente que é típica do ateísmo proposto por E. Bloch, segundo o qual é a própria busca que realiza o homem. Afinal, é possível uma busca indefinida? Uma busca que não tenha já uma garantia de sucesso? A espera cristã se diferencia de qualquer quimera porque é fruto de uma experiência certa da fidelidade de Deus o qual não muda o seu comportamento e, como sempre foi fiel à sua palavra, mesmo que o homem nem sempre tenha agido e compreendido convenientemente, assim também continuará a ser fiel realizando aquilo que já prometeu e nos deu como antecipação.
Creio que Jesus nos peça para vigiar, para não adormecer, porque a esperança é vida. Vida no sentido pleno de nossa existência. A espera é movimento, uma constante dinâmica de sentimentos que se somam em nós até que venha o que esperamos ardentemente, até que se cumpra a realização do nosso anseio.
Nós esperamos algo que “vem”, ou seja, que está fora de nós, que não é nossa conquista titânica, nem fruto da nossa fantasia, mas algo que nos é oferecido gratuitamente como resultado de um encontro. Enquanto estiver viva dentro de nós a atitude de esperar, sempre se manterão vivos o s melhore sentimentos que temos dentro de nós: fazemos experiência de humildade, porque renunciamos a “conquistar”; renovamos nossa confiança, porque sabemos que Deus não decepciona ninguém; aprendemos a saborear antecipadamente as coisas quotidianas porque não estamos sempre projetados uma “hora” antes da hora que estamos vivendo, de modo que a riqueza que temos debaixo do olhar passa despercebida porque estamos arrastados pela ânsia do futuro próximo e remoto.
A esperança e a certeza do resultado estão intrinsecamente ligadas uma à outra. A história de Moisés é um exemplo muito significativo. Ele, que tanto esperou entrar na Terra prometida, no auge da sua relação com Deus, no final de sua vida, não precisou mais entrar fisicamente numa terra que já possuía dentro de seu coração! Foi suficiente, para ele, ver que Josué estava continuando nos mesmos passos que ele havia dado junto com Deus.
A capacidade de esperar faz do homem um visível mediador entre as realidades quotidianas e o infinito que ele traz dentro de seu coração por constituição divina. O homem que espera, recorda a todos que o sentido da vida não se limita ao imediatismo que visa apagar toda cobiça, mas é projeção para aquilo que o homem sequer pode imaginar porque é de origem divina. A esperança é possível apenas para o homem que crê, o resto é alienação fantasiosa, por isso que a esperança é uma das “Virtudes” que achegam o homem a Deus.
É necessário também considerar que a espera não é passividade; é permeada de atos responsáveis: enquanto esperamos somos convidados a dar respostas e tomar decisões relativas a o que esperamos, estas decisões intermediárias acabam nos dizendo também quem somos. Enquanto esperamos nossos olhares são projetados para longe, ampliando assim nosso horizonte e nos permitem avaliar corretamente o peso e o valor de cada evento. Enquanto esperamos, não corremos, não definhamos em nossas preocupações olhando para nós mesmos; Enquanto esperamos sabemos até dar um sorriso para quem, ao nosso lado, espera também... já que a certeza da vinda daquilo que esperamos tira a angústia da busca indefinida.
Saibamos captar deste Evangelho o belíssimo apelo com o qual encerra a história de amor revelada na Sagrada Escritura. Que as últimas palavras do Apocalipse nos ajudem a valorizar aquilo que está ao nosso lado e, contemporaneamente, nos projetem além e acima de nós mesmos: «Vinde, Senhor Jesus !»
Postado em: 25/11/2011 as 08:42:35
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20 de fevereiro de 2011 - VII Domingo do Tempo Comum
13 de fevereiro de 2011 - VI Domingo do Tempo Comum
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05 de dezembro de 2010 - II DOMINGO DE ADVENTO
28 de novembro de 2010 - I DOMINGO DE ADVENTO
21 de novembro de 2010 - FESTA DE CRISTO REI
07 de novembro de 2010 - XXXII Domingo do Tempo Comum
31 de outubro de 2010 - XXXI Domingo do Tempo Comum
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