14 de maio celebra São Matias
O dia 14 de maio celebra São Matias, escolhido para substituir Judas, no Apostolado. Sua escolha está em Atos dos Apóstolos 1,15-26. A iniciativa é de São Pedro. Isto mostra São Pedro exercendo o ministério de primeiro Chefe da Igreja, recebido de Jesus: “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja. Dar-te-ei as chaves do Reino. O que ligares na terra será ligado nos céus...” Mt. 16,18s. “Simão, você me ama mais do que estes? Apascente minhas ovelhas” Jo. 21,16. No evangelho Jesus nos diz que Ele é porta das ovelhas, mas existem mercenários que são ladrões e assaltantes... Jo. 10,7-10.
Depois de explicar que a Escritura manda escolher outro que ocupe o lugar de Judas, São Pedro fala das qualidades exigidas para o ministério apostólico: “Homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós ... para ser testemunha da ressurreição”. A comunidade apresentou dois, José e Matias. Então fizeram oração para que o Senhor que conhece o coração de todos mostrasse qual dos dois Ele escolhera. A sorte caiu sobre Matias. É importante notar que é Deus quem escolhe, pois Jesus diz bem claro: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi ... para produzirdes fruto”. Jo. 15,16. Apóstolo quer dizer enviado. Só é Apóstolo de Jesus quem foi escolhido e enviado por Ele. Aos escolhidos e enviados por Ele, Jesus promete: “Quem vos ouve a mim ouve e quem vos despreza a mim despreza e quem me despreza, despreza aquele que me enviou” Lc. 10,16.
Estou lembrando isto para que estejamos em comunhão com Deus através de seus legítimos representantes, obedecendo e respeitando-os. E também para que não sejamos enganados por tantos mercenários que não foram enviados por Jesus, pois “ninguém se atribua esta honra, senão quem foi chamado por Deus, como Aarão”. Hebreus, 5,4. Os falsos pastores geram divisão, pois Jesus quer que haja um só rebanho e um só Pastor (Jo.10,16) e que todos sejam um como Ele e o Pai afim de que o mundo creia que o Pai o enviou. Jo. 17,21.
Deus os abençoe. Pe. Sílvio Mocelin
junho de 2014
Fonte: Pe. Sílvio Mocelin
Postado em: 04/07/2016 às 21:49:22
Festa de S. Pedro e de S. Paulo.
São Pedro e São Paulo, pilares da fé.
Onde encontrar o Ressuscitado?
Que devo fazer para salvar-me?
Por que o povo tem tanto amor á Mãe de Jesus?
“Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé”. 1 Cor. 15,14.
Creio em Cristo, mas não na Igreja
Notícias do Diácono Metódio Retexin
Outubro é mês rico de eventos...
Por que procurais entre os mortos Aquele que está vivo?
5 de março é Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinê
Outubro, mês do Rosário, da Criança, de N. Sra. Aparecida
Agosto, mês dos pais, diáconos e padres
Junho é o mês das Festa Juninas
01 de agosto
O trecho do Evangelho que hoje é oferecido para a nossa reflexão relata um dos fatos que, com certeza, marcou tão profundamente a vida dos discípulos a ponto de ser narrado por todos os Evangelistas...
Paróquia
Pastorais
Movimentos
Paróquias
Pesquisar no Site
Newsletter