Junho é o mês das Festa Juninas
Junho é o mês das festas juninas, quando o povo celebra os santos mais populares. Entre eles estão nossos padroeiros paroquiais, São Pedro e São Paulo.
A palavra padroeiro significa protetor, padrinho, guia, modelo. Nós diante dos mistérios da vida nos sentimos pequenos como crianças e precisamos de padrinhos e protetores. Isto é muito mais necessário quando está em jogo a nossa salvação eterna.
Os Santos padroeiros foram pessoas que enfrentaram as lutas da vida como nós, venceram, conseguiram a salvação e estão junto de Deus na glória. Por isso servem de modelo e caminho para nós. Nossa paróquia escolheu São Pedro e São Paulo como padrinhos e protetores. Eles são grandes e poderosos modelos.
Você já conhece a vida de São Pedro? Ele foi um dos doze apóstolos, escolhido por Jesus como seu primeiro representante aqui na terra, em outras palavras, o primeiro papa da Igreja. Nós podemos aprender muito com São Pedro. Os Evangelhos nos falam de sua fé na Palavra de Jesus e do seu grande amor a Jesus. Teve a iniciativa em muitos episódios do evangelho. É verdade que também negou Jesus, mas arrependido chorou amargamente e fez uma tríplice profissão de amor a Jesus, recebendo a missão de apascentar o rebanho de Jesus, a Igreja. Morreu em Roma, crucificado como o Mestre. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por humildade, por ter negado Jesus. Seu túmulo está sob o altar da Basílica de São Pedro.
São Paulo, antes foi fervoroso perseguidor da Igreja. Era um jovem muito religioso e defensor da religião judaica. Converteu-se quando Jesus ressuscitado apareceu-lhe às portas de Damasco. Este encontro com Jesus glorificado ajudou-o a entender o mistério da paixão e morte e divindade de Jesus.
Tornou-se o maior anunciador de Jesus. Fez com Barnabé quatro viagens apostólicas pela Ásia Menor e Grécia. Terminou sua vida martirizado em Roma. Testemunhou com o sangue o que pregou com palavras e vida.
Como São Pedro e São Paulo, hoje, todos nós somos convidados a ser os novos apóstolos e anunciadores de Jesus. Queremos fazer isto vendo o exemplo de nossos padroeiros e para agradecer a fé que eles nos transmitiram.
Saudações do Pe. Sílvio Mocelin – junho de 2013
Fonte: Pe. Sílvio Mocelin
Postado em: 03/07/2016 às 22:46:51
Festa de S. Pedro e de S. Paulo.
São Pedro e São Paulo, pilares da fé.
Onde encontrar o Ressuscitado?
Que devo fazer para salvar-me?
Por que o povo tem tanto amor á Mãe de Jesus?
“Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé”. 1 Cor. 15,14.
Creio em Cristo, mas não na Igreja
Notícias do Diácono Metódio Retexin
Outubro é mês rico de eventos...
Por que procurais entre os mortos Aquele que está vivo?
5 de março é Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinê
Outubro, mês do Rosário, da Criança, de N. Sra. Aparecida
Agosto, mês dos pais, diáconos e padres
Junho é o mês das Festa Juninas
01 de agosto
O trecho do Evangelho que hoje é oferecido para a nossa reflexão relata um dos fatos que, com certeza, marcou tão profundamente a vida dos discípulos a ponto de ser narrado por todos os Evangelistas...
Paróquia
Pastorais
Movimentos
Paróquias
Pesquisar no Site
Newsletter