Notícias

Começa a formação para novos MECE’s



Publicado em: 26/04/2015   22:07:38



Começou no último domingo (19) mais um curso para novos MECE’s. Os candidatos, 34 no total passarão pela etapa de formação que se estenderá até o dia 24 de maio, totalizando 6 domingos. A formação faz parte de uma das obrigatoriedades que os mesmos devem seguir antes de receberem a autorização do bispo para desempenhar a função.

 

Novos MECES


Preliminarmente ao processo de formação, os novos candidatos passaram por outras etapas que se iniciaram com a indicação feita pelos conselhos das comunidades, após a indicação, foi consultado sobre a disponibilidade e vontade dos mesmos em desempenhar tal ministério. Posteriormente, os nomes dos candidatos foram apresentados ao Conselho Pastoral da Comunidade para aprovação. Essas etapas, assim como as formações e a autorização do bispo diocesano fazem parte dos pré-requisitos estabelecidos pela igreja e diocese para que o candidato receba sua nomeação.

 

Novos MECES


Para Reginaldo Heil, coordenador paroquial dos MECE’s, a formação de novos ministros se faz necessária, visto que há uma substituição natural dos ministros, “a nós é dada a permissão de 3 anos, podendo ser postergada, e a renovação acontece e ela é muito importante, estes novos MECE’s substituirão os que saíram ou ajudarão em comunidades em que havia carência de ministros”.

 

 

Novos MECES


MECE

O Ministro Extraordinário da Comunhão e da Esperança é extraordinário devido à permissão de forma temporária que recebe para exercer um serviço, e também porque só se deve exercer o seu ministério em caso de necessidade. Da comunhão porque é alguém que se coloca a serviço da Comunhão Eucarística e também da comunhão e do amor entre as pessoas e da Esperança porque não somente fala da esperança quando visita os doentes e idosos e faz as exéquias aos cristãos que partiram desta vida, mas também porque tem profunda convicção da esperança cristã.

 

 

Algumas das atividades do MECE:

- Ajudar ao presbítero na distribuição da Eucaristia, quando necessário.

- Levar a comunhão aos doentes, aos idosos e aos impossibilitados de irem à Igreja;

- Incentivar os fiéis da comunidade a fazer adorações;

- Zelar pela segurança do Santíssimo Sacramento na capela;

- Na ausência do sacerdote e do diácono, exercer a função de Ministro da Esperança nos velórios e sepultamentos;

- Estar sempre disponível para eventuais serviços;

- No culto ou celebração da Palavra distribuir a Eucaristia e na ausência do presbítero ou do ministro da Palavra, presidir o culto;

 

Novos MECES

 

Novos MECES

 

Novos MECES

 

 

Novos MECES




Fonte: por Rinaldo Heil




Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil