Notícias

Em fato histórico, seis seminaristas tornam-se diáconos na Diocese de Ponta Grossa



Publicado em: 30/04/2017   23:10:37



A Catedral Sant’Ana, esteve completamente tomada neste Domingo da Divina Misericórdia (23). Fiéis de toda a região acompanharam um momento único e histórico da Diocese de Ponta Grossa: a ordenação de seis novos diáconos. Os seminaristas Wagner Oliveira da Silva, de Telêmaco Borba; Álvaro Luiz Martins Nortok, de Irati; Edevaldo Halat Carneiro, de Piraí do Sul; Kleber Alexandre Pacheco, de Ventania; Adevilson Dias de Lara, de Reserva, e Daniel Farago, de Ponta Grossa, receberam a ordenação diaconal do bispo dom Sérgio Arthur Braschi, em uma bela cerimônia, que emocionou a todos.

 

Em fato histórico, seis seminaristas tornam-se diáconos na Diocese de Ponta Grossa

 

Caravanas com convidados vindos das paróquias Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Ponta Grossa; Senhor Menino de Deus, de Piraí do Sul; Menino Jesus, de Reserva; Nossa Senhora da Luz, Irati; São Roque, de Ventania, e Nossa Senhora de Fátima e São Pedro e São Paulo, de Telêmaco Borba, uniram-se aos pais e familiares dos ordenandos para festejar. No altar, além de dom Sérgio, sacerdotes das paróquias de origem dos seminaristas e os integrantes do núcleo de formação dos seminários diocesanos. “Vivemos um momento de alegria e exultação por estarmos em pleno Ano Mariano e pelos envio missionário experimentado pela Diocese. É neste clima que hoje vocês vão receber a Ordem do Diaconato e se assemelhar a Cristo, Sacramento que brota do Mistério Pascal de Jesus, pois, se Jesus não tivesse morrido e ressuscitado não sopraria sobre os apóstolos o Espírito Santo e tivessem vida, crendo Nele”, destacou o bispo, lembrando que o Sacramento da Diaconia representa espírito de serviço.

 

Citando tratar-se de um fato raro na diocese, dom Sérgio citou a necessidade de louvar a Deus e rezar pelas vocações. “Foi no Dia Mundial da Oração, há alguns anos, quando a imagem da Mãe da Divina Graça percorreu as nossas comunidades, que dobramos os joelhos e pedimos pela renovação da vida. E os frutos estão aqui”, enfatizou. A cerimônia durou quase três horas, em momentos ricos de simbologia. Os candidatos a diáconos ouviram a respeito das atribuições que passam a ter, respondem ‘interrogatório’ feito pelo bispo para manifestar publicamente desejo de assumir o ministério; recebem a imposição de mãos para a transmissão do dom do Espírito Santo e, já como neodiáconos, receberam as estolas e o Evangelho, simbolizando que estão prontos a servir.

 

O bispo e todos os sacerdotes deram-lhes o ‘abraço da Paz’, como manifesto de aceitação e paternidade. No final, todos assinaram as atas de ordenação. Wagner Silva falou em nome dos diáconos agradecendo aos pais e familiares. “Louvamos a Deus pela vida de nossos pais, que nos ofereceram as bases do que somos hoje”, enalteceu, agradecendo ainda padres, religiosos, formadores e todos os paroquianos.

 

 

Jornalista responsável: Cláudia Carneiro / MTB 2465

Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Ponta Grossa

Informações: (42) 9998-1222/ Cláudia 




Fonte: Jornalista responsável: Cláudia Carneiro




Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil