Notícias

Uma Nova Paróquia em Telêmaco Borba



Publicado em: 29/06/2008   20:02:48



Dia 29 de junho de 2008, "Solenidade de São Pedro e São Paulo", ficar marcada para sempre na vida da Igreja católica de Telêmaco Borba PR. Aconteceu a Ereção Canónica da recem criada Paróquia São Pedro e São Paulo,com sede da Matriz na antiga Comunidade São Pedro, desmembrada da Paróquia Mae, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, confiada aos Missionários Redentoristas ha mais de 60 anos.

  Com celebração, presidida por Dom Sérgio, Bispo Diocesano, e presena de varios Diaconos permanetes, Padres Diocesanos, Missionários redentorista, do Provincial do Redentoristas, Pe. Parron, e um grande número de fieis. Quando tomou Posse o Pe. Silvio Mocelin e Dicono Metódio.


  Aproximadamente dois mil católicos participaram da solenidade de instalaçao da Paróquia São Pedro e São Paulo, no domingo 29 de junho, dia de São Pedro, no pátio da Igreja, localizado no Parque Limeira área II. O bispo da Diocese de Ponta Grossa Dom Sérgio Arthur Braschi, deu posse ao padre Silvio Mocelin como pároco e ao diacono Metódio Retexin, com diacono coadjutor. O evento contou com a presença do padre Odair Costa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo Araujo e a primeira-dama e secretria municipal de ação Social, Rita Mara de Paula Arajo.

BISPO DOM SÉRGIO ARTHUR BRASCHI
  "É a sexta Paróquia que estou criando na Diocese neste menos de 5 anos, e gostaria de haver padres suficientes ou congregaçoes religiosas dispostas para que pudéssemos multiplicar mais esta presença", afirma o bispo dom Sérgio. O religioso entregou as chaves da Igreja e do Sacrário ao primeiro pároco da Paróquia Sao Pedro e Sao Paulo.

PREFEITO EROS E ESPOSA
  Disseram ser um privilégio participar da solenidade. "Consideramos um privilégio, que possibilita assistencia pela Igreja Católica a um número maior de pessoas, pois sao mais padres, diáconos, na comunidade, para transmitir ensinamentos cristaos. É saudável, promove a paz, saúde, a prosperidade", disse o prefeito Eros. A primeira-dama Rita Araújo, compreende que o atendimento será vital para as oito comunidades que serao beneficiadas com a paróquia. "Telemaco Borba cresceu muito, portanto, penso que é preciso dividir para somar", falou referindo-se a setorizaçao promovida para melhor aos moradores. A postura do padre Silvio foi outro ponto elogiado. "Telemaco Borba só tem a ganhar", resumiram.

HOMENAGENS
SEBASTIÃO RIBAS-MINISTRO DA COMUNIDADE S.CORAÇÃO DE JESUS
  Representando as oito comunidades, o ministro da Igreja Sagrado Coraçao de Jesus (Jardim Bandeirantes), Sebastiao Ribas, rendeu homenagem ao pároco e diácono da Paróquia Sao Pedro e Sao Paulo. Disse: "somos agora suas ovelhas, encaminhadas pela Paróquia mae Nossa Senhora de Fátima onde nascemos e crescemos, sendo alimentados em verdes pastagens e bebendo em águas tranqüilas, das quais seremos gratos das graças recebidas das maos redentoristas".

  Padre Silvio e diácono Metódio sabemos que assim o desejamos, que seus olhares de pastores nos mostre o caminho, suas vozes nos encoragem e nossos coraçoes nos ensinem o amor de Cristo. Iremos pisar nos seus rastros, beber de suas fontes, e nos alimentar de seus ensinamentos.


  Porém se por instantes vossas reverendíssimas sentirem alguma dor ou cansaço, mesmo que pequeno, neste momento nos atreveremos em família oferecer o nosso ombro e até mesmo o nosso colo e abraça-los como irmao e assim seguraremos as suas maos erguidas lá no alto para que o seu povo continue batalhando e vencendo.

  Nao queremos só ser servidos, mas nos atrevemos a servi-los e ampara-los da maneira que precisarem, quando e onde necessitarem. Queremos que nao só encontrem aqui seus irmaos de fé, mas seus filhos, suas maes, seus pais. Queremos que encontre nesse povo a sua família.

  Padre Silvio e diácono Metódio que o Espírito torne fecundo o trabalho apostólico de vossas reverendíssimas. Que ele os ilumine sempre e lhes confira seus dons, frutos e virtudes, por intençao daquela que sendo sua esposa, e também a mae da Igreja, com os Apóstolos, buscou o dom do Espírito Santo".

PÁROCO Pe.ODAIR COSTA
  O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Odair Costa, mencionou o carinho do padre Egídio Gardner, um dos religosos com maior tempo em Telemaco Borba. "Naquele tempo foi colocado uma cruz para indicar um templo neste local. Vieram os vândalos e quebraram, colocoram outra vez mais e quebraram, e na insistencia desse povo de Deus ai está a Igreja e o seu povo. Se continuarmos a insistir, na Unidade de Deus, muitas maravilhas iremos conquistar. Somos duas paróquias e uma só igreja. Estamos aqui para servir e continuar na unidade, que Deus nos abençoe e nos santifique", frisou o Pároco.

COMPROMISSO
  Padre Silvio pronunciou-se pela primeira vez como pároco e afirmou seu compromisso de evangelizar. "O pároco nao é dono da Paróquia, nem dos sacramentos, o dono da Igreja, de tudo é Deus, o padre nada mais é do que um empregado de Deus. Temos que obedecer a Deus, somos escolhidos por Ele. Portanto para ser fiel, para nao trair a Deus e nem a voces buscarei sempre a verdade, agrade ou nao. Sou um instrumento de Deus. É preciso que tenhamos comunhao com o papa, o bispo, o pároco que é uma ponte junto a Deus. Representarei aqui o bispo e o papa. Juntos com o diácono Metódio iremos dar a vida pelo Evangelho, que sejamos sinal de Amor para todos, rezem por nós", declara o pároco padre Silvio.

A NOVA PARÓQUIA ABRANGERÁ OITO COMUNIDADES: Nossas Senhoras das Graças (Vila Cristina)
Nossa Senhora do Rosário (Jardim Alegre)
Sagrado Coraçao de Jesus (Jardim Bandeirantes)
Santo Afonso (Parque Limeira Área III)
Sao Joao Batista (Bairro Sao Joao)
Sao Pedro (Parque Limeira Área II)
Sao Sebastiao (Distrito Industrial)
Sao Silvestre (Jardim Sao Silvestre)

A N.Sra.DE FÁTIMA É COMPOSTA POR 17 COMUNIDADES: Matriz (Nossa Senhora de Fátima - Centro)
Sao Luiz
Sao Roque
Bom Jesus
Sao Francisco
Imaculada Conceiçao (Marinha)
Imaculado Coraçao de Maria (Bela Vista)
Sao Geraldo (BNH)
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cem Casas)
Nossa Senhora Aparecida (Socomin)
Santo Antônio (Jardim Uniao)
Viral Rural Brilho do Sol (Sao José)
Nossa Senhora Aparecida (Triângulo)
Nossa Senhora do Rocio (Jardim Europa)
Santa Rita
Santo Antônio (Lagoa)
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Harmonia)




Fonte: PASCOM - Pastoral da Comunicação




Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil