Notícias

A Diocese de Ponta Grossa e as Santas Missões Populares



Publicado em: 06/05/2010   23:52:56



A DIOCESE DE PONTA GROSSA E AS SANTAS ASSEMBLÉIAS  - Santas Missões Populares. 

 Santas Missões Populares
 
Diocese de Ponta Grossa (PR): 6.000 grupos de missionários leigos reunidos em Santas Assembléias.
 
A Diocese de Ponta Grossa, nas suas 45 paróquias e 650 comunidades, está vivendo as Santas Missões Populares desde junho de 2007, atividade que se estenderá até junho de 2011.
 
Neste período pascal, durante as sete semanas entre o domingo de Páscoa e domingo de Pentecostes, Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese, através de um CD-áudio, enviado em tempo para cada comunidade, com duração de seis minutos para ser ouvido no final das celebrações, lançou um desafio aos leigos à luz do Documento de Aparecida: cada católico engajado, membro de pastoral ou movimento seja missionário formando um Pequeno Grupo para celebrar Santas Assembléias. A adesão em toda a Diocese foi surpreendente!
 
A idéia das Santas Assembléias remonta a uma das grandes celebrações que o Povo de Deus realizava, já no Antigo Testamento, para cumprir um pedido do próprio Deus (Cf. Lev 23,1-37).
 
A Equipe Diocesana das Santas Missões Populares preparou um material a partir da Capelinha Missionária (Tríptico), disposto em sete encontros a serem realizados semanalmente nas casas. Em cada semana contempla-se um quadrinho da Capelinha Missionária.
 
A quantidade de grupos formados foi 6.000 correspondentes aos kits adquiridos pelas comunidades de imediato. No entanto, em quase metade das paróquias da Diocese, faltou material e por ser uma produção meio artesanal não se conseguiu, em tempo, atender a demanda. Uma símile ação poderá ser repetida sob novos enfoques, no futuro, e o fato de ter faltado material pode até ser positivo, pois, deixa um “gostinho de quero mais”.
 
Toda essa ação insere-se no contexto da Missão Continental, em unidade com toda a Igreja da América Latina que recebeu do Papa Bento XVI o Tríptico de presente. Para nós está claro que todo o dinamismo missionário dos grupos está vinculado e esse dom trazido pelo Papa.
 
Pe. Mário Spaki (mspaki@terra.com.br)
Coordenador Diocesano das Santas Missões Populares – Diocese de Ponta Grossa
 
 
Pe. Ademir da Guia Santos
Assessor Diocesano da Pastoral das Comunicações.
 


O Kit é composto por três livrinhos manuais sobre os encontros, uma Capelinha Missionária confeccionada em MDF tamanho A4, um CD com músicas e testemunhos missionários para serem escutados nos encontros, um envelope com correspondente ação vocacional (gesto concreto do segundo encontro: cada grupo buscará um vocacionado/a e enviará os dados dessa pessoa à Pastoral Diocesana de Animação Vocacional) e uma cartinha carinhosa para o animador do grupo.




Fonte: www.diocesepontagrossa.com.br




Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil