Notícias

Igreja Matriz é Alvo de Vandalismo



Publicado em: 31/03/2009   22:38:47



Imagens quebradas, a violência invade as igrejas católicas na cidade de Telêmaco Borba no estado do Paraná.

O dia 30 de março de 2009 ficou marcado como um dia triste para os fieis da Paróquia São Pedro e São Paulo. No começo da noite, uma mulher, pertencente a uma igreja evangélica da cidade, invadiu a igreja Matriz e acabou destruindo varias imagens e quadros que estavam expostos.



O fato ocorreu momentos após a igreja ser aberta, somente uma pessoa estava no local e acabou não conseguindo evitar que a vândala destruísse as imagens. Fies que chegaram instantes depois, conseguiram deter e tranca - lá no confessionário, onde também provocou avarias riscando paredes e destruindo alguns ornamentos que estavam no local.

Após e chegada da Policia Militar, a mulher foi encaminhada ao quartel onde acabou sendo liberada e novamente se dirigiu à igreja Matriz, desta vez causando avarias no lado de fora da igreja. Detida outra vez pela PM, ela acabou sendo entregue aos familiares.



Segundo o Diácono Metódio Retexin, foi à terceira vez que ela causou danos a Igreja Matriz, sendo que nas outras vezes, ele se desculpou e comprometeu-se a arcar com os prejuízos. Agora, segundo ele, o prejuízo pode chegar a R$ 5 mil reais, já que foram destruídas as imagens de São Pedro, de Nossa Senhora, do Cristo Crucificado, quadros e outros objetos que estavam na igreja.



Ainda segundo o Diácono, o prejuízo material vai ter que ser reparado, mas o prejuízo maior é o sentimental, já que algumas das imagens que foram destruídas eram frutos de doações de fieis e faziam parte da história da comunidade.

Dois processos foram abertos contra a vândala, um criminal, já que a mesma arremessou objetos e fez ameaças aos que tentaram detê-la e outro processo pelos os danos materiais causados.




OUTRO CASO

Há alguns meses atrás, mais precisamente no dia 09 de outubro de 2008, a mesma mulher atacou a outra igreja matriz da cidade, onde acabou danificando uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.



Leia o e-mail do Pe. Odair Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Telêmaco Borba.

Machucaram a mãe de Jesus e nossa Mãe, Maria!
A violência gerada pela intolerância religiosa chegou a Telêmaco Borba. Nosso coração está entristecido e muito dolorido. Quebraram a imagem de nossa Mãe. É muito triste, mas é verdade. Uma evangélica que se denomina da Assembléia de Deus chamada Marisa entrou em nossa Igreja Matriz, em plena Novena a Nossa Mãe Maria, no momento mais sublime: a Eucaristia atacou as pessoas com gritos e panfletos gerando constrangimentos dentro do nosso Templo, sendo necessário chamar a Polícia que deteu-a para esclarecimentos. Após ser liberada da delegacia ela voltou e quebrou a Imagem central de Nossa Senhora de Fátima. Felizmente um filho de Deus viu a horrível cena, conteve a evangélica e chamou novamente a Polícia. A mulher foi presa e está detida na Delegacia de Telêmaco Borba.

Este tipo de atitude fere o coração dos Católicos, porque sofremos profunda violência neste ataque velado à Nossa Senhora, nossa Mãe e Mestra.

Vamos perdoar esta pessoa, mas não podemos aceitar que a intolerância religiosa, fruto da ignorância e da cegueira cause tamanha dor no coração dos nossos irmãos que tanto amam Maria, a Mãe de Jesus e nossa.

Rezemos pela Marisa, que é da Assembléia de Deus e que está detida na Delegacia. Ela, embora desprovida do conhecimento de Deus, é nossa irmã; não nos respeitou, mas nós temos que ajudar as pessoas fracas de pouca compreensão e visão da Palavra, para que, um dia, sejamos um só corpo bem unido, no qual todas as divisões sejam superadas e Jesus assim seja louvado. Pois dói o coração de Jesus também porque desrespeitaram a mãe dele e nossa querida Mãe.

Pe. Odair Costa – C.Ss.R - 10/09/2008





Fonte: Pastoral da Comunicação




Pesquisar no Site


  • Newsletter

  • Paróquia São Pedro e São Paulo - Diocese de Ponta Grossa - Telêmaco Borba - Paraná
    Sociedade Beneficiente São Pedro - Fone: (42)3272 8557 / (42) 3272 8930 - pascom@pspsp.com.br
    Está obra de evangelização não possui fins lucrativos e é custeada através do dinheiro do dízimo
    Desenvolvido por Rinaldo M. Heil